contador de visitas

você é nosso visitante de Nº Contador de visitas obrigado por sua visita!!!!

sábado, 24 de julho de 2010

O DESMATAMENTO DAS FLORESTAS É INTENSO NO BRASIL

    Segundo relatório do Instituto WorldWatch, uma das organizações não-governamentais de mais credibilidade no mundo (www.worldwatch.org), dois terços das florestas originais do planeta já foram derrubados. Embora iniciativas bem-intencionadas tenham surgido nos últimos dez anos, as serras vêm agindo com muito mais velocidade.
    As principais causas de abate são:
    • queimadas de extensas áreas para a prática de agricultura e pecuária
    • expansão dos centros urbanos
    • construção de estradas
    • comercialização de madeira
    • extrativismo de inúmeras espécies de interesse econômico
    O mesmo instituto aponta como uma das soluções para conter a derrubada de árvores em todo o planeta uma total reestruturação nos direitos de propriedade sobre as florestas, na política de preços sobre produtos derivados das florestas (sabe-se que indústrias farmacêuticas, sozinhas, têm um lucro estimado em 100 bilhões de dólares anuais somente com venda de remédios fabricados com componentes derivados das florestas) e o aumento do poder político sobre o destino das florestas.
    O gráfico ao lado mostra o panorama do desmatamento no mundo.
    Para enriquecer seus conhecimentos sobre florestas e dar uma "mãozinha" nas aulas de geografia, confira a seguir os tipos de florestas, suas características e onde podem ser encontrados.

sábado, 17 de julho de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL


No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.

A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma:
"A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal".

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

Legislação
Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências.

17 DE JULHO DIA DA PROTEÇÃO ÁS FLORESTAS


Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.